fbpx
A importância do bom relacionamento na afiliação

É muito comum um afiliado querer fazer parte de um programa de afiliação e não ter a devida atenção por parte de um gerente de afiliados.

Isso já aconteceu diversas vezes conosco no início do nosso negócio e sempre resolvemos isso partindo para o caminho natural da vida. Primeiro nos aproximamos, apresentamos as nossas opções de fontes de tráfego, mostrando as personas que nossas bases atendem, fazendo com que as pessoas confiassem em nós.

Hoje estamos com Know How o bastante para lançar nossa própria plataforma de pagamentos para afiliados e produtores.

Como sabemos grande parte de tudo que fazemos em nossa vida depende da forma como lidamos com nossos relacionamentos, seja com nossa família, amigos e profissionalmente, dentro dos programas de afiliação não é diferente!

Por isso, nesse artigo focaremos nos fatores essenciais para que você tenha não somente um programa de afiliação de sucesso e eficiente como também afiliados satisfeitos e motivados.

A primeira impressão é a que fica:

Esse antigo ditado não podia ser mais real! Tendo isso em mente é importante desenvolver canais de comunicação claros, que façam com que o afiliado se sinta seguro e a vontade para sanar dúvidas e buscar orientações sobre os mais diferentes aspectos do programa de afiliação.

O relacionamento com o afiliado inicia-se desde o momento do envio do seu cadastro. É importante criar mensagens concisas e que contenham apelo motivador, assim o afiliado saiba que mesmo que o cadastro dele esteja em analise ele é bem vindo a participar e será parte de um negócio que irá favorecê-lo após sua aprovação.

Após a aprovação de seu cadastro é necessário fazer com que o afiliado tenha total entendimento do negócio e dos ganhos que irá obter com o programa.

Essas informações devem chegar a ele de maneira eficaz através de uma primeira comunicação após sua entrada, que conte com todas as informações necessárias para que ele inicie seu trabalho da melhor maneira possível.

Podemos observar abaixo fatores que são primordiais dentro de um primeiro contato para orientações:

  • Código de afiliação: Trata-se da identidade do afiliado para acessar sua página de gerenciamento do produto;
  • Código de linkagem:  É a identificação que fará parte de todos os links solicitados ao sistema, pode ser o mesmo do código de afiliação ou diferente;
  • Endereço de e-mail para contato: Esse item é muito importante, pois será o canal direto de contato do afiliado com o responsável por atende-lo, onde todas as dúvidas, orientações e questionamentos devem ser feitos. Na Learne esse contato pode ser feito via Whatsapp, até mesmo antes da aprovação do afiliado;
  • Valor da Comissão: Mesmo que essa informação já tenha sido apresentada dentro de uma página para efetuar o cadastro ou até mesmo no contrato é importante salientar o valor da comissão, buscando motivar o afiliado a iniciar os trabalhos o mais breve possível.

Todos esses fatores devem ser acompanhados por um conteúdo de boas vindas que faça com que o afiliado se sinta confortável e acolhido dentro do programa de afiliação.

Conquistando o afiliado você o estimula a ação imediata e da o pontapé inicial para potencial afiliado com resultados expressivos. Isso deve ser feito através da utilização de ferramentas como:

  • E-mails automáticos: A cada nova conquista dentro do ranking de afiliados, um e-mail é enviado parabenizando o afiliado pelo título ou comissão conquistadas, fazendo com que ele se sinta reconhecido;
  • Contato direto com o afiliado: Esse contato pode ser feito pelo responsável pelo gerenciamento de afiliados, utilizando canais como e-mail, Skype, Whatsapp ou até mesmo um telefonema, onde será retratado com objetividade a importância da conquista do afiliado para a empresa, o motivando a trabalhar com cada vez mais foco dentro das ações.

Além da utilização de ferramentas e contato claro com o afiliado, também é fundamental mantê-lo atualizado sobre o que acontece dentro do programa e desempenho de outros afiliados, além de novidades do mercado e isso pode ser feito através de uma newsletter mensal ou bimestral que deve trazer conteúdos como:

  • Artigos sobre novidades do mercado;
  • Ranking dos melhores afiliados dentro de um determinado período;
  • Dicas de sucesso na geração de cliques qualificados e vendas;
  • Ações de sucesso de outros afiliados;
  • Anúncios de novos produtos e materiais para divulgação.

Lembrando que os conteúdos devem  ser leves e buscar  determinado humor para chamar a atenção do afiliado de maneira confortável.

O responsável pelo programa de afiliação e seu planejamento deve focar em outros artifícios para motivar seus afiliados, como por exemplo, as promoções. Podemos citar como modelo de promoções as opções abaixo:

  • Oferecer durante determinado período uma comissão adicional para os afiliados;
  • Oferecer comissão adicional para determinados produtos ou períodos do ano;
  • Prêmios para quem atingir determinadas metas ou trazer mais afiliados para o programa.

Lá na plataforma Learne você pode criar um programa de premiações para afiliados de forma mensal ou sazonal. Sendo que ambas opções podem trabalhar de forma independente!

A importância do gerente de afiliados para a afiliação:

O gerente de afiliados é o responsável por não somente mensurar tudo que envolva o programa de afiliação como também por fazer com que os afiliados tenham domínio sobre o assunto e se sintam confortáveis para entrar em contato sempre que necessário.

Esse trabalho pode ser feito pelo próprio produtor, mas é muito interessante ter um profissional focado somente nessa atividade e suas demandas.

Deve ser claro para os afiliados o papel do gerente e é a ele que os feedbacks, elogios, questionamentos são destinados, sabendo disso é muito importante a nítida apresentação desse profissional para os afiliados.

Além disso, ele será responsável também pelo planejamento, divulgação de novas campanhas e produtos, organização de ranking, disponibilização de materiais e promoções, além de realizar analises que comprovem o crescimento de determinado programa de afiliação.

Com um bom relacionamento com seu afiliado nada o impedirá de obter grandes faturamentos,  confirmando a sentença de que se seu afiliado obtém sucesso, você também o terá! Por isso, é importante trabalhar juntos para alcance de bons números e resultados cada vez maiores!

Nós da Learne esperamos que esse conteúdo o auxilie com seus resultados e o de seus afiliados, e não se esqueça de que estamos totalmente a disposição para qualquer tipo de dúvida ou feedback!

Como falamos em relacionamento, é importante você também dividir essas informações com seus familiares, amigos e rede de negócios, não esqueça de compartilhar esse artigo e ajudar mais pessoas a otimizar seu atendimento em afiliação!

Faça seu programa de premiações

Related Post

Deixe um comentário

Umanager Soluções em Pagamentos Online Ltda | CNPJ: – 20.428.841/0001-01 | Todos os direitos reservados.