fbpx

Achar novos afiliados para seu programa pode ser difícil, desgastante e levar tempo, por isso tentar trazer de volta os afiliados ausentes pode ser uma maneira de fazer seu programa de afiliação evoluir.

Com base no que Teodora Dobjanschi, recrutadora de afiliados e forte influência em revistas focadas no segmento do marketing digital, compartilhou conosco no Affiliate Summit 2016, vamos mostrar a você como e porque apostar em fazer seus afiliados ausentes se tornarem ativos! Vamos lá?

Porque apostar na conversão dos afiliados ausentes?

Em média, 7 á 10% dos afiliados registrados em um determinado programa estão trabalhando com tráfego e conversões, isso significa que pelo menos 90% dos afiliados restantes estão deixando de ser produtivos e perdendo a oportunidade de te dar informações valiosas para o crescimento do seu programa de afiliação. Esse quadro pode ser alterado e vamos te mostrar como!

Como converter afiliados ausentes em ativos?

Os afiliados ausentes podem ser divididos em 3 categorias diferentes, por isso é importante nos aprofundarmos, assim saberemos como lidar com cada um deles:

#1 – Novos afiliados registrados que ainda não começaram a promover ou vender nenhum produto depois dos primeiros 3 meses:

Para esses afiliados que estão inativos até 3 meses depois da realização do cadastro, você pode ofertar uma comissão especial durante um determinado período ou dar a eles um bônus depois que alcançarem algum tipo de meta, como por exemplo, seus primeiros R$ 100 de comissão, o que irá motiva-los á vender e divulgar seus produtos.

Caso você tenha um grande número de afiliados nesse estágio é importante rever os processos de cadastro e suas aprovações, pois algo nesse processo pode estar ajudando á tornar esses afiliados ausentes.

Não se esqueça de preparar materiais sobre seu programa de afiliação, assim não se sentirão perdidos e poderão colocar as mãos à obra o quanto antes!

Na plataforma Learne, você consegue ver quais são os afiliados que estão acima da meta de vendas e quais estão abaixo. Dessa forma consegue entrar em contato com eles, clicando no link de Whatsapp disponível dentro da plataforma, e direcionar seu atendimento caso a caso por afiliado!

#2 – Afiliados que se cadastraram no passado e á muito tempo não apresentam nenhum tipo de atividade:

Esses afiliados já estiveram interessados em seus produtos, mas de alguma maneira isso acabou se perdendo no caminho. Como virar esse jogo?

Entre em contato com eles através de materiais prontos, envie 3 e-mails com um espaço de duas semanas entre cada pedindo por pequenas ações como realizarem o login em sua conta, prepare comissionamentos especiais para esse caso e principalmente pergunte o que pode ser feito para que ele volte a ser um afiliado ativo!

Não esqueça de estimular esse tipo de afiliado enviando para ele newsletter com conteúdo relevante!

#3 –  Afiliados que costumavam vender mas não estão mais ativos:

Esse é um dos casos mais difíceis de converter, pois esse tipo de afiliado já fez bons resultados através do seu programa, porém em algum ponto decidiu abandoná-lo.

Leve em consideração que eles podem ter começado a se interessar por um outro tipo de produto, por isso busque inovar nos produtos que oferece para divulgação e na estrutura do programa como um todo, analisando a metodologia e taxa de comissão oferecidas!

Não deixe de checar seus sites para verificar se eles continuam ativos, e se estiverem, ofereça cupons e novas artes que podem ser facilmente divulgadas.

Para qualquer tipo de relação, a conversa é a chave e com o mercado da afiliação não seria diferente, por isso faça os afiliados se sentirem confortáveis e amparados em utilizar seu programa de afiliação, apresentando o gerente responsável pelo seu atendimento e mandando e-mails únicos! O relacionamento é um dos fatores mais apontados como motivo para entrar e sair de um programa de afiliação, por isso dê valor aos seus afiliados!

Nós da Learne estamos totalmente a disposição para sanar qualquer tipo de dúvida ou questionamento que você venha a ter, e é claro para receber seu feedback. Utilize nossas ferramentas disponíveis na plataforma Learne para fazer a reativação dos afiliados ausentes!

Até Breve!

Related Post

Deixe um comentário

Umanager Soluções em Pagamentos Online Ltda | CNPJ: – 20.428.841/0001-01 | Todos os direitos reservados.