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Quem nunca desejou que uma campanha de Email Marketing tivesse um botão de “desfazer”?

Infelizmente, às vezes apenas constatamos problemas em uma campanha de e-mail marketing depois que o envio para dezenas de milhares de destinatários segmentados foi consolidado.

Provavelmente isso afetará o desempenho da campanha de e-mail marketing e na pior das hipóteses afetará a imagem da sua marca.

Por mais experiente que sejam, todos os profissionais de Marketing responsáveis pela comunicação por e-mail querem passar longe dessa situação.

Mas somos seres humanos, nem sempre nossos olhos estão atentos, então resolvemos ajudá-lo a evitar os principais problemas e pontuá-los.

Após acompanhar esse artigo,  nos próximos envios seguindo o nosso check-list, você vislumbrará a melhora do desempenho das suas campanhas tanto em número aberturas quanto de cliques.

Quero enviar Email Marketing e agora?

Email Marketing é uma forma de marketing direto, que respeita as normas do Código de Auto-regulamentação da prática de email marketing (CAPEM) e as boas maneiras definidas pela Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD), ou seja, comunicações por e-mail que o visitante se cadastrou para receber.

Quando o seu visitante se cadastra para receber atualizações por e-mail do seu site e clica em “Desejo receber notícias, promoções e novidades”, ele está permitindo que a sua empresa lhe envie comunicações por e-mail.

Para você que ainda não sabe, o Spam é toda comunicação que o destinatário recebe de um remetente que não conhece e que não autorizou o envio de emails para o seu endereço eletrônico.

Caso sua empresa já tenha usado ou usa a estratégia da compra de listas de e-mail, pare! Este tipo de ação pode ter um efeito devastador, expondo a sua marca à reputação de Spammer diante do mercado e das caixas de entrada dos usuários.

6 razões para ter uma estratégia de relacionamento por e-mail:

  1. 92% dos usuários na internet possuem pelo menos 1 conta de e-mail;
  2. 72% acessam sua caixa de entrada no mínimo 6x ao dia;
  3. Atualmente existem 3.5 bilhões de contas de emails criadas, 3x mais do que as contas de Facebook e Twitter Juntas;
  4. Consumidores que recebem um e-mail promocional gastam 83% mais do que os não cadastrados;
  5. Usuários corporativos usam 75% com fins comerciais contra apenas 3% para mídias sociais;
  6. O retorno sobre o investimento (ROI) do e-mail marketing tem sido superior a 4000% (comparado com outras formas de publicidade online, tais como Adwords)

Agora chegou a hora de executar. Mostramos que as possibilidades de retorno são grandes e isso é apenas a ponta do iceberg.

Junte o responsável pelo briefing das campanhas de Marketing Digital, a equipe de designer e vamos arregaçar as mangas! Para isso disponibilizamos 29 dicas para desenvolver Templates (modelos) de Email Marketing  exclusivas:

29 Dicas de template para deixar sua campanha matadora

Para o terror de qualquer profissional de marketing, até mesmo as mensagens legítimas de e-mail marketing podem ser consideradas spam pelos servidores de e-mail. Listamos tudo o que é necessário para que isso não ocorra:

  1. Já validou o Doctype do seu template em html pelo Validator?
  2. O template está diagramado em tabelas ( tag HTML <table> )?
  3. O template está com largura igual ou inferior a 600 pixels?
  4. As células das tabelas (tag HTML <td> ) estão com suas larguras definidas?
  5. As larguras dos elementos do HTML estão especificadas em pixels?
  6. Todas as células das tabelas têm o alinhamento de texto determinado?
  7. As imagens já foram hospedadas online?
  8. Os endereços locais das imagens no arquivo HTML já foram trocados pelos novos endereços na web?
  9. Há link de preview?
  10. Há link de opt-out?
  11. As imagens relevantes estão com os atributos ALT declarados?
  12. As imagens que precisam ficar justapostas estão com o atributo style=”display:block;”?
  13. As imagens estão com suas larguras e alturas definidas?
  14. As imagens com link estão com valor 0 para o atributo border?
  15. As imagens estão em JPEG, GIF ou GIF animado com 72 DPI de resolução?
  16. Você inseriu uma forma de contato alternativa ao e-mail, como telefone e/ou endereço?
  17. Se o remetente possui perfis ativos em redes sociais, você inseriu os respectivos links?
  18. Os textos estão com a grafia e concordância corretas?
  19. Os links apontam para os endereços corretos? Verifique especialmente se os links de preview e opt-out estão corretos.
  20. Além do link para opt-out automático, há uma forma alternativa para o usuário solicitar o opt-out?
  21. A identificação (logo ou nome) do remetente está presente em local facilmente visível?
  22. Se algum elemento do HTML possuir cor de fundo diferente de branco, ela foi especificada por meio do atributo HTML bgcolor e também com a propriedade background-color do CSS?
  23. O resultado do teste anti-spam do template foi inferior a 5 pontos?
  24. O HTML é válido de acordo com as recomendações do W3C para o doctype utilizado?
  25. Todos os estilos CSS estão aplicados inline?
  26. O title do documento HTML está preenchido com uma informação relevante?
  27. Você definiu a versão de texto do template de e-mail, caso sua plataforma de envio ofereça este formato alternativo?
  28. O arquivo HTML está com menos de 30Kb?
  29. A soma de todas as imagens usadas no template é inferior a 100Kb?

Achou que iríamos acabar por aqui? Este artigo é completo e irá prepará-lo para ser o melhor gestor de e-mail marketing da sua empresa!

Veja os últimos retoques, partindo do pressuposto que já possui um disparador de e-mail marketing e já configurou o SPF, DKIM (DKEY) e o CNAME das entradas de DNS do seu domínio.

Os detalhes mais importantes para ter grandes resultados em e-mail marketing:

  •  Após o checklist do template de e-mail verifiquei a pontuação Anti-Spam?

A pontuação Anti-Spam do seu template de e-mail não poderá passar de 5 pontos. Quanto maior for, maior a tendência da mensagem ser identificada como spam e ir direto para o lixo eletrônico.

Para verificar o pontuação Anti-Spam do seu template de e-mail recomendamos esta ferramenta: Konstati . Após verificar os erros indicados é possível corrigi-los.

  • Verifiquei a reputação dos IPs que fazem o disparo da campanha?

A Return Path é o órgão responsável pela regulamentação de e-mail marketing no mundo. Para saber a pontuação do seu IP de disparo eles possuem gratuitamente o serviço. Veja esta ferramenta: Senderscore.

A pontuação vai de 0 a 100, quanto maior sua pontuação, maior será a entregabilidade da sua mensagem. Obtenha um sender score superior a 90 pontos e observe suas taxas de entrega e receita aumentarem!

  • Todos os rementes visualizarão a mensagem de forma correta?

Para isso recomendamos a utilização do teste de preview disponível na sua ferramenta de envio de e-mail marketing.

Em nossa opinião o melhor teste de preview disponibilizado no mercado é a Litmus, que fará um teste nas principais caixas de e-mail que conhecemos (Gmail, Yahoo, Hotmail, Outlook, Thunderbird, IOS e Android).

  • Selecionou as listas de contatos correta?

Fazer a gestão das listas de contato pode ser uma tarefa um tanto quanto perturbadora.

Caso tenha mais de um disparador de e-mail, certifique-se de que as listas estão sincronizadas nas duas ferramentas e que o remetente não irá receber suas mensagens mais de uma vez no mesmo dia. Isso pode aumentar a sua queixa de spam e o número de opt-out.

A nomenclatura das listas o ajudará a evitar enganos, principalmente quando existem listas com nomes semelhantes.

  • Todos os links da campanha estão funcionando?

Parece-me muito familiar receber campanhas que direcionam para páginas “Erro 404”. Redobre a atenção, nos links que estão sendo divulgados no template na campanha de e-mail.

Caso utilize uma plataforma de tracking, certifique-se de que seu afiliado disponibilizou o link e a campanha está ativa.

Tome muito cuidado quando duplicar campanhas de e-mail, usar um modelo de campanha antigo sem revisá-lo pode fazer com que você esqueça de atualiza-los!

  • A campanha tem uma versão de texto?

O modo de texto não morreu. Ele pode ajudar na relação área de texto/imagem e consequentemente influi em resultados positivos para a sua campanha.

  • Seu link de cancelamento está visível?

Por mais que você tenha a permissão dos assinantes para enviar-lhes e-mail, mostrar o link de cancelamento de forma visível faz com que o usuário sinta-se à vontade para se descadastrar e mostra o respeito da sua empresa com os assinantes.

  • O template do seu e-mail inclui um call-to-action?

Possibilitar que o remetente do e-mail tenha a possibilidade de conferir mais detalhes da oferta oferecida, possibilita que seu objetivo como empresa seja alcançado. Você pode conseguir mais visitas no seu site ou blog, em sua landing page, em sua página no Twitter ou Facebook, ou até mesmo baixar uma isca digital.

Pronto! Agora você está preparado para ter uma campanha de e-mail de sucesso, mas ainda temos um último tópico para falar que é super importante e que pode turbinar a sua campanha de e-mail marketing:

  • Sua campanha de email marketing está sendo disparada com Teste A/B?

Você pode realizar um Teste A/B do assunto, remetente, template do e-mail para a sua lista de contatos, selecionando o percentual da lista que irá receber a primeira leva dos emails e em quantas horas a outra parte da lista irá receber a mensagem campeã.

Você pode colocar como critério campeão a abertura, os cliques e a entrega das mensagens. Boas ferramentas de envio de e-mail possibilitam mesclar essa escolha.

Sabemos que após esse artigo você vai enviar campanhas de e-mail marketing sem erros. Isso fará com que tenha boa reputação com os servidores de envio, com os seus destinatários e o mercado entenderá que você segue as boas práticas de envio de emails.

Com a plataforma Learne você poderá marcar seus parâmetros personalizados e saberá de qual campanha vieram suas vendas. Siga nossas dicas e venda mais!

Controle suas metas e premiações na learne

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